Paula Pinto Almeida / Bem-estar  / Tempo de Qualidade com os Nossos Filhos
tempo-qualidade-filhos

Tempo de Qualidade com os Nossos Filhos

Uma das questões que assola muitos pais é a falta de tempo de qualidade com os filhos, porque trabalham muitas horas, têm muitos projetos, tarefas ligadas à casa, extra curriculares dos filhos, cursos, hobbies, vida social…

A certa altura senti um pouco isso… Os meus filhos gémeos sujam agora, entre os dois, uma média de 24 pares de calças e de 24 camisolas por semana, fora t-shirts da escola, pijamas e a restante roupa interior e a de casa… isto porque na sua escolinha a roupa é trocada sempre que chegam (nestes tempos de pandemia)… Como somos 5 em casa, a minha casa parece uma lavandaria e os fins de semana são atarefados!

Transformar “tarefas” diárias em tempo de qualidade

Comecei a sentir que não conseguia ter os momentos de qualidade com os meus filhos que eu gostaria, nomeadamente em quantidade… Isto aconteceu até eu “descobrir” que colocando intenção podemos transformar “tarefas” diárias em momentos de qualidade. Podemos transformar a ida para o banho, o próprio banho, o pôr roupa a lavar, o arrumar o quarto, e outras situações do quotidiano, como levá-los à escola, num momento de qualidade, com eles.

Diariamente levo-os e vou buscá-los à escola – o que depois do confinamento trouxe algumas resistências para eles que não queriam ir – então, nós agora não vamos para a escolinha, ou por outra, nós vamos para a escolinha, mas até lá chegarmos temos muitas aventuras. Temos “uuuuuuuuuiiiiiiiiis” que se resumem a dizermos em uníssono e em tom entusiasmado “uuuuuuuuuiiiiiiiii” em todas as descidas que encontramos durante a viagem de carro até à escola. Uma vez na escola temos rios para atravessar, correntes de lava para ultrapassar, montanhas para subir, animais para fintar e tempestades para enfrentar com guarda-chuva e tudo. E eles gostam, eu também e a escolinha agradece a boa disposição matinal dos dois.

Para que isto aconteça é necessário colocar intenção no que estamos a viver com eles e desfocar da ação em si. Trata-se de nos permitirmos partilhar com eles estes momentos e transformá-los em tempo de qualidade, ao mesmo tempo que fazemos as coisas que estão definidas.

Escutar os nossos Filhos

Outra forma que se pode usar para transformar tempo, em tempo de qualidade com a pequenada, é “somente” escutá-los. Escutar verdadeiramente, sem querer mudar nada daquilo que pensam ou dizem. Sem os corrigir. Simplesmente estar ali a escutar.

Escuto a minha filha “horas” a fio. As suas histórias inventadas, as suas conversas de como correu a escola, de como a sua colega reagiu a certas circunstâncias, como trocaram de recreio, ou teve dificuldade em fazer determinado trabalho na escola… Isso pode acontecer enquanto toma banho, almoçamos, regressamos a casa, ou noutro momento qualquer.

Sentem-se escutados, ganham capacidade para pensar no que dizem, para refletirem no que fizeram, de integrarem o que sentem e para sentirem que os pais se importam com o que dizem e pensam. Não precisamos de perguntar… é “só” deixá-los expressarem-se.

Partilharmos as nossas “coisas” com eles faz bem

Uma outra forma que temos de, “sem parar” fisicamente nutrir a relação com os nossos filhos, é partilharmos as “nossas coisas” com eles… mostrarmo-nos vulneráveis. Muitos pais sentem dificuldade em partilhar as suas dificuldades com os filhos. Não é queixarmo-nos a toda a hora…! É explicar que aquele dia não correu como o desenhaste, sem os deixar imaginar o que nos poderá ter levado àquele “estado”, porque se não lhes dissermos, eles muito provavelmente vão imaginar que é por causa deles.

Se estás triste porque alguém teu amigo adoeceu, diz-lhe como te sentes, sem queixas. Se o trabalho não correu como tu esperavas, ou algo inesperado aconteceu partilha com eles, sem que isso implique um queixume. Eles sentem e percebem mais do que nós pensamos. Eles filosofam melhor do que nós 🙂 porque procuram verdadeiramente uma solução para todas as suas dúvidas. Essa posição de vulnerabilidade aproxima-nos deles, cria laços e conexão entre pais e filhos.

Faz tão bem e sabe tão bem… ter tempo de qualidade com os nossos filhos!

 

Encontra mais vezes a felicidade na tua família! ♥

#beyounique

 

Sem comentários

Deixa o teu comentário e /ou ideias para o próximo artigo