
Quis um tempo só para mim nas Férias!
No regresso às aulas, às vezes, quem sente que precisa de férias são os pais. Nestas férias fiquei a 100% com os pequenos 3 semanas. Foram três semanas de risadas, saltos, passeios, brincadeiras, praia, piscina e de fuga às rotinas. Às rotinas de todos e, como se sabe as rotinas também trazem muitas vantagens, nomeadamente na previsão do que vai acontecer, do que fazer em determinada circunstância… A fuga à rotina tem o oposto: alguma imprevisibilidade deles e nossa, que por sua vez pode muito bem implicar momentos de tensão, birras, “maus comportamentos”… de filhos… e de pais também.
Eu senti isso nos 3 miúdos, principalmente nas suas reações perante muita gente de família. Nos dias em que de manhã estávamos com uns, à tarde com outros, e à noite com outros parecia que corria “pior”. Na muita energia e intensidade que colocavam em tudo o que faziam, diziam e pediam (principalmente os dois mais novos)…
O Tempo Passa nas Férias
E, à medida que o dia ia passando íamos ficando todos mais cansados, à medida que os dias passavam íamos ficando mais alerta, e à medida que as semanas passavam tínhamos mais claro que precisávamos de tempo só para nós (os pais).
Um banho prolongado, um jantar fora com o maridão, uma saída só com os amigos… cada um sabe o que o faz recarregar melhor as suas energias, paciência e serenidade.
Tudo se torna mais intenso “familiarmente” falando durante as férias. Se não for mais, através dos neurónios espelho, se não estivermos conscientes, uns elementos da família influenciam os outros. Nós pais temos a responsabilidade de regular as nossas emoções e as deles. Nós somos uma escola para os nossos filhos e também somos uma Escola de Inteligência Emocional. Eles aprendem connosco a lidar com as suas emoções, as de hoje e as de amanhã.
De que precisamos?
Para isso precisamos, às vezes, de uma PAUSA e de TEMPO só para nós. Seja para meditarmos, lermos, vermos uma série, darmos um passeio, dormirmos uma sesta, darmos um mergulho, comermos um gelado, ou termos um momento de silêncio…
O silêncio a mim pessoalmente ajuda-me a regular as emoções, sinto-me mais calma. Então um mergulho na piscina e umas braçadas é o bastante para mudar o estado. Debaixo de água, não se ouve e não se vê 😛
E estas férias foram isto: Consciência e Autorregulação. E depois Amor, Diversão e Partilha.
Como diz Thich Nhan Hanh no seu livro “A Paz está no teu interior”: “Ao caminhar de um edifício para outro, ao afastares-te do teu escritório, podes desfrutar de um passeio consciente, recriar-te em cada um dos teus passos. Cada passo que deres submerso na consciência plena, ajudar-te-á a libertar a tensão do teu corpo, a tensão dos teus pensamentos, e trará a cura, a alegria e a transformação”.
Não se pode impedir a emersão de uma emoção, ela brota e pronto, mas podemos treinar a forma como lidamos com essas emoções, antes, durante e depois delas surgirem. Não só para sermos mais construtivos na relação com os nossos filhos, como para equilibrá-la melhor.
De regresso ao trabalho voltei às minhas rotinas, eles às deles e nós (juntos) às nossas, prontos para continuar no processo.
–
Encontra mais vezes a felicidade na tua família! ♥
#beyounique