Paula Pinto Almeida / Filhos  / Qual escolhes: Competição ou Cooperação?
cooperacao-competicao

Qual escolhes: Competição ou Cooperação?

A escolha está na base da decisão, a decisão na base da ação e a ação na base de fazer acontecer. Qual escolhes: Competição ou Cooperação?

 

Se me acompanhas nas redes sociais sabes que esta semana estive no RESTART enquanto staff da equipa do Jorge Coutinho. Até aqui “tudo bem” sabendo que pertenço à equipa de coaches e de marketing do Jorge e da be:coach.

E o que poderia fazer com que não estivesse “tudo bem”?

Competição de mãe (com ela mesma)

O que faz uma mãe que no dia anterior se deitou às 02:00 da manhã, dormir 2 horas para em seguida apanhar o voo das 07:00 para Lisboa e regressar às 23:35 deitando-se novamente às 02:00? (banho e duas de treta de conversa com o marido dão nisto)

O que a faz fazer isto é o “mesmo” que a faz levantar-se às 07:00 (depois de se deitar dois dias seguidos às 02:00) para tratar dos miúdos e levá-los à escola: O seu PROPÓSITO.

O meu fim de semana foi marcado por malabarismos aprimorados entre uma competição de dança da minha filha – a primeira – e um RESTART à vida de muitas pessoas. 1300 pessoas que decidiram ir a um evento a Lisboa onde o mote era esse mesmo: – “Faz um Restart à tua vida”.

E podia aqui partilhar todos (ou muitos) dos malabarismos que executei para tudo isto ser possível mantendo a serenidade, bom humor e foco, mas sinceramente prefiro partilhar o que daí ficou e ainda o que gerou. Vou fazê-lo em dois tempos. Esta semana falarei da competição de dança e na próxima semana do RESTART.

A Competição de Dança

A minha filha e o seu par (a melhor amiga) não ganhou nenhum prémio nesta competição, e muito antes de saber qual teria sido o resultado disse-me que queria voltar. Ao longo do dia vi-a feliz, mais “solta”, entusiasmada e envolvida.

Depois da sua atuação senti-a orgulhosa de si. Dei-lhe entusiasmada um abraço e os parabéns. E, o que me devolveu foi uma pergunta: – Mãe, viste-me?

Podia-me ter dito ou perguntado tantas coisas e o que me perguntou foi se a vi. E na verdade é isso… é isso que os filhos precisam de SENTIR; que são VISTOS e AMADOS. Por mim, só por isto já tinha valido. E houve mais, muito mais de muita coisa… Houve o cuidado doce e descontraído da sua professora de dança, e o carinho das colegas mais velhas. O cuidado delas vi-o através do convite para uma “boleia” (a pé) até ao auditório (a sós); a partilha da gravação da atuação da minha filha e da colega; os sorrisos; os incentivos; as dicas; o conforto…

A Cooperação: o bálsamo

O que se ganha com isto? Empatia, integração, aprender a estar, grupo de influência… pertencer a um grupo joga como uma autodefesa dos mais jovens diante das incertezas naturais que surgem, sobretudo numa fase de afirmação. Por isso é que pertencer a um grupo ajuda a formar ideias e convicções.

Quando as crianças agem em nome de um grupo têm muito mais facilidade em ultrapassar barreiras e tomar decisões. Pelo contrário, se estiverem sozinhos tendem a ter menos segurança quando chega o momento de escolher. Só por isto, já valeu mesmo muito a pena! Ou seja, sou profundamente grata a todos os envolvidos e ainda por poder assistir e acompanhar consciente a este caminho que é o dela.

Valeu a Pena?

Quando estávamos de regresso perguntei-lhe, duas coisas?

– Valeu a pena filha?

– Sim, mãe, valeu muito a pena! Respondeu.

 

– O que é que mais gostaste ao longo do dia de hoje?

– As amigas que fiz. Foi a sua resposta.

 

Ainda bem que valeu a pena, pensei. Porque podia “ter corrido” muita coisa “mal” se o foco fosse colocado em ganhar um título, um prémio, um reconhecimento pela sua habilidade em dançar. Sobretudo, quando foi elogiada e incentivada pelas colegas, pelos pais das outras meninas…

O Nosso Caminho Escolhe-se

A habilidade em dançar treina-se, como todas as outras habilidades, mais depressa ou mais devagar, consoante a sua vontade, foco e determinação. No entanto, o seu crescimento enquanto pessoa, não para, simplesmente acontece. E, esse parece ter crescido ou expandido imensamente neste dia que ficará marcado na minha memória e no meu coração.

É nestas alturas que eu SEI que estou no caminho certo, no que eu escolho estar. Posso não fazer “tudo” certo, mas escolho estar aqui, neste exato ponto.

 

* Curiosamente cruzei-me com esta frase depois de escrever este artigo (nem de propósito):

“Evolution is not based on competition, it’s based on cooperation.” Dr. Bruce Lipton

Significa qualquer coisa como “A evolução não assenta na competição/concorrência, baseia-se na cooperação”.

 

Sem comentários

Deixa o teu comentário e /ou ideias para o próximo artigo