
Precisamos de mais Paz e Equilíbrio
Esta semana falava com um pai que me dizia que dentro da sua família, a mulher sentia um grande desafio em lidar com as frustrações do filho de 8 anos, mas que ele não sentia o mesmo. Este pai achava que com 8 anos o filho tinha dificuldade em gerir as suas frustrações, e que isso era expectável.
Numa mesma casa pode acontecer isto. Um dos pais achar que o filho tem um “problema” e ou outro achar que aquilo não é um problema, ou que o problema não é do filho, é da mãe ou do pai. E agora?
Isto pode gerar problemas, discussões, lutas de poder, desentendimentos e incongruências que são apanhadas pelos filhos e que dependendo da forma como forem resolvidas podem ser mais ou menos saudáveis e estar mais ou menos alinhadas com o que desejamos para a educação e crescimento dos nossos filhos.
Como ter Paz e Equilíbrio
Olhando à “hierarquia” da coisa, os pais – os líderes – estão aqui em desalinhamento, e assim é mais difícil terem paz, ou sentirem-se em paz. Claro que pedir ajuda é e será sempre uma opção, mas e quando não queremos pedir ajuda? – porque temos medo, porque achamos que não temos dinheiro para pagar, porque achamos que na verdade conseguimos resolver o problema sozinhos, ou porque temos vergonha de podermos “estar errados”, ou “sermos maus pais”…
O que fazer?
Podemos fazer muitas coisas… mas, como estou “só” a escrever um artigo vou sugerir somente uma coisa. Parar. Parar 30 minutos, uma hora, um dia e sentir o que é mais importante na relação enquanto casal. E, sentir o que é mais importante na relação com os nossos filhos, enquanto PAIS (mãe e pai juntos) e enquanto Mãe, ou Pai individualmente.
É bem possível que tudo se torne menos nublado.
Acho que nós pais procuramos e precisamos de (mais) equilíbrio. Equilíbrio e paz.
Encontra mais vezes a felicidade na tua família! ♥
#beyounique