Paula Pinto Almeida / Filhos  / Os Pais Podem Discordar
os-pais-podem-discordar

Os Pais Podem Discordar

Ouve-se muito por aí que os pais precisam de estar de acordo em tudo! Que os pais não podem discordar.

Hoje trago o exemplo daquilo que eu acredito a respeito deste tema e para isso trouxe um exemplo que se passou na minha família, durante o fim de semana passado.

Passeio Junto ao Rio

Passeávamos nós em família junto ao rio e um dos meus filhos desatou a apanhar copos de plástico do chão e a colocar no lixo. Havia imensos!

O meu marido parou-o, disse-lhe que não podia apanhar copos do chão porque não sabia quem tinha bebido neles e que podiam estar sujos e contaminados de germes que lhe podiam fazer mal.

Quando eu me aproximo do miúdo digo-lhe que talvez possamos encontrar uma forma segura de apanhar os copos. Mas, o meu marido discordou.

Bom, o que fazer nessas alturas?

Necessidades: O que faz os pais discordarem

Olhar às necessidades de cada um pode ser uma ótima escolha.

Desde a minha licenciatura em marketing que compreendo que as pessoas são movidas pelas suas necessidades. Então quais seriam as necessidades de cada um de nós?

  • O meu filho manifestava necessidade de conexão com a natureza e o bem estar de todos;
  • O meu marido mostrava uma necessidade elevada de segurança e controlo;
  • E eu geria as minhas necessidades de segurança de que o meu filho estivesse  seguro, e ao mesmo tempo que sentisse que as suas necessidades eram satisfeitas mantendo o seu lado genuíno, e sem medo.

Os Pais Podem Discordar

Aquilo que fiz foi dizer ao meu filho que a sua atitude de querer manter todos bem e a cidade limpa era muito bonita e bem-vinda, e que o pai não queria que ele pegasse em copos do chão. Disse-lhe ainda que eu também não gostava que o fizesse sem proteção, e que como eu e o pai não tínhamos conversado previamente sobre o assunto não estávamos alinhados, pelo que desta vez íamos deixar os senhores do lixo apanharem os copos à noite. Ele pareceu ter percebido.

Não acho que não se possa discordar. Acho até saudável que percebam que é possível conviver quando (e enquanto) se discorda. A forma como se discorda é que pode ser prejudicial e confundir as suas cabeças.

Como Resolvemos?

Eu e o meu marido conversámos e chegámos à conclusão que iríamos partilhar e conversar três coisas com o(s) miúdo(s):

  1. Não sabemos da proveniência do lixo, por isso eles precisam de estar acompanhados para o recolher do chão;
  2. Precisamos de proteger as nossas mãos para apanhar as coisas do chão e depois lavá-las bem;
  3. Há coisas que se mantêm no chão para os senhores do lixo recolherem (como por exemplo: seringas, objetos cortantes, vidros, espelhos, …)

Acredito que devemos cultivar o acompanhamento dos nossos filhos, das nossas relações e das nossas famílias de uma maneira honesta, genuína, respeitosa e com amor. Nem sempre vai correr tudo como gostaríamos, mas podemos sempre voltar ao lugar onde parámos e seguir viagem, juntos!

E sim, para mim é permitido os pais discordarem…!

 

Encontra mais vezes a felicidade na tua família! ♥

#beyounique

Sem comentários

Deixa o teu comentário e /ou ideias para o próximo artigo