Paula Pinto Almeida / Filhos  / Os Desafios Invisíveis de Ser Mãe, Dona de Casa e Mulher

Os Desafios Invisíveis de Ser Mãe, Dona de Casa e Mulher

Ser mãe, dona de casa e mulher pode ser uma jornada repleta de alegrias, mas também pode trazer grandes desafios. Às vezes, simplesmente não apetece fazer nada, sentes-te sobrecarregada… as tuas responsabilidades diárias podem ser demasiadas, desafiadoras, e chatas… é isso? Vejamos…

As Rotinas

Desafios da Rotina Doméstica: Lidar com as tarefas diárias de limpeza, roupas e organização da casa pode tornar-se muito cansativo e repetitivo. És capaz de enfrentar verdadeiras batalhas (contigo, com os filhos, com o marido, com o cão e o gato) para manter a casa em ordem, enquanto se equilibram outras responsabilidades… verdade? É por isso que depois não apetece…

A Monotonia de Preparar Refeições: A preparação diária de refeições é outra área que se pode tornar chata, repetitiva, e exigir demasiada criatividade, e tudo isto ganha uma nova dimensão se lhe acrescentarmos a pressão do tempo. O desafio de planear, cozinhar e garantir refeições saudáveis para a família pode contribuir para um verdadeiro cansaço mental.

Os Cuidados com os Filhos podem chegar a ser extenuantes: Os cuidados com os filhos exigem constante atenção, cuidado e responsabilidade. Noites mal dormidas e desafios específicos podem trazer-nos uma carga adicional, levando à exaustão física e emocional. E, o estar sempre alerta para as necessidades dos filhos, marido, cão e gato leva-nos à fadiga mental.

Desafios com os Outros

Onde fica o “ter” de Manter o Romance no Casamento? Com as responsabilidades familiares, dedicar tempo e energia para manter o romance vivo no casamento pode ser difícil. Manter-me em conexão emocional, simplesmente às vezes não cabe na equação da vida e das prioridades… É verdade que é aí onde tudo começa, mas às vezes acaba também aí…

Equilíbrio entre Vida Profissional e Familiar: Para mães que também trabalham fora de casa, equilibrar as exigências do trabalho e da vida familiar pode ser bem stressante. E, encontrar uma verdadeira harmonia entre essas duas esferas é cansativo…

Cargas Emocionais e Mentais: Lidar com as emoções e preocupações dos filhos, juntamente com as suas próprias preocupações e emoções, as do marido, dos pais e do periquito pode ser desgastante…

E Nós?

A Importância do Tempo para nós Mesmas: Já cá faltava o darmos um tempo a nós mesmas… Não temos tempo! A falta de tempo pessoal para relaxar, dedicar-nos a hobbies ou simplesmente descansar pode contribuir para nos sentirmos sobrecarregadas. O tempo para nós é visto como um LUXO!

Sabemos que é fundamental reconhecer e validar os desafios de ser mãe, dona de casa e esposa. Reconhecemos (umas mais do que outras) que devemos partilhar responsabilidades, comunicarmo-nos abertamente com o nosso parceiro e procurar apoio quando necessário – o problema é que, ou achamos que vai ser sempre necessário, ou seja, “impossível” de pagar; ou nunca é necessário e continuamos na mesma…

Já se percebeu que encontrar um equilíbrio saudável entre as responsabilidades familiares e o autocuidado é a chave para um bem-estar geral e uma maternidade mais gratificante.

Se calhar estavas a evitar ter esta conversa contigo mesma…

 

Encontra mais vezes a felicidade na tua família! ♥

#beyounique

Sem comentários

Deixa o teu comentário e /ou ideias para o próximo artigo