
O Stress e o meu Adolescente
Por ser frequente ouvir mães a relatarem que – “O meu filho anda nervoso”; “Por qualquer coisa explode”; “Nem sei como hei de falar com ele”; “Está impossível”; “Está agressivo”; “A Diretora de Turma disse-me que sente a minha filha mais triste” – fui investigar sobre o stress e a tristeza nos adolescentes.
Cruzei-me com um estudo* do IEEE journal of biomedical and health informatics que refere que 77% dos adultos disseram ter experimentando sintomas físicos causados pelo stress, e que cerca de 75% a 90% das visitas aos médicos de cuidados primários nos EUA se relacionaram com o stress.
[Aqueles comentários são de pais referindo-se aos filhos, mas vendo bem, também podiam ser relatos dos filhos referindo-se aos pais… (menos comuns estes últimos) ;P].
Mas, o mais surpreendente é que o mesmo artigo refere que os adolescentes são ainda MAIS stressados do que os adultos.
O que lhes provoca o STRESS?
Segundo a American Psychological Association, os adolescentes afirmam regularmente que os seus níveis de stress escolar são, na verdade, muito mais elevados do que eles pensavam. Os seus níveis de stress médio excederam o dos adultos!
Sabemos* que o stress é um importante problema de saúde e que:
- cerca de 30% dos adolescentes disseram sentirem-se tristes ou deprimidos por causa do stress;
- 31% sentiram-se sobrecarregados;
- 36% disseram que o stress os conduz à fadiga;
- 23% afirmaram ter saltado refeições por causa disso.
A velocidade a que a sociedade evolui, as elevadas expectativas dos adultos em relação aos miúdos, e as expectativas que os adolescentes criam para si mesmos, conduzem estes miúdos a maiores níveis de stress.
As Causas do Stress?
As causas de stress são conhecidas como stressores e existem literalmente centenas de diferentes tipos de stressores. Qualquer evento que é considerado ameaçador e difícil de lidar pode ser uma causa potencial de stress. Abaixo deixo os stressores típicos na adolescência, de acordo com o artigo de que tenho vindo a falar:
- tarefas escolares e decisões relacionadas com a carreira;
- problemas físicos e cognitivos;
- mudanças na puberdade;
- conflitos familiares e entre colegas;
- horários apertados;
- namoro e amizades…
Quais os Efeitos na Adolescência?
É consensual que a maneira como estes adolescentes lidam com os eventos stressores pode ter efeitos significativos de curto prazo e também consequências a longo prazo, na sua saúde física e emocional.
Devido ao facto de não lhes ser ensinado, à sua imaturidade, e à sua inexperiência, os adolescentes podem ser ineficazes em lidar com o stress.
Assim, diz o estudo: “a descoberta oportuna e a prevenção eficaz da intervenção da doença mental nos adolescentes é necessária e urgente.”
Há diferentes formas de nos apercebermos se um adolescente está stressado, nomeadamente através dos seus comportamentos e das suas emoções. Mas também, na observação (discreta e respeitosa) do seu corpo e do que fazem com ele, e ainda, por meio do conteúdo dos seus posts. Sim, dos posts que fazem na Internet, nomeadamente, frequência e conteúdo: texto, emojis e imagens.
Estar atentos aos nossos filhos e acompanhá-los é importantíssimo para podermos perceber se há algo a melhorar, a corrigir, a acolher, a conversar… Eu diria que a prevenção é o melhor remédio e espero que este artigo te ajude na atenção a certos sinais.
Nota: Mais curiosidade e menos julgamento pode ajudar! ♥
Encontra mais vezes a felicidade na tua família! ♥
#beyounique
——-
* Li, Q., Xue, Y., Zhao, L., Jia, J., & Feng, L. (2016). Analyzing and identifying teens’ stressful periods and stressor events from a microblog. IEEE journal of biomedical and health informatics, 21(5), 1434-1448.