Sei que estou no caminho. E estou muito bem!
No Caminho… Este fim de semana que passou trabalhei durante a parte da manhã de sábado, com duas sessões, uma para pais e outra para filhos, e depois decidimos em família passar tempo juntos. Fizemos um piquenique ao almoço – umas sandes, umas bolachas de milho, iogurte com gelatina, fruta, umas bolachinhas de chocolate (sem açúcar), sumo e água e lá fomos nós felizes e contentes, aproveitar os raios de sol, a natureza e uns aos outros. Não é preciso muito para estarmos felizes, acredita!
Parque, natureza, algum sol, muito verde, muita frescura, mais pessoas (distantes, mas estavam), paz, harmonia e amor. Foi isso que fomos encontrar no parque onde fizemos a merenda. Jogámos à bola e à petanca todos juntos, em pares, em equipas e separados… e procurámos aproveitar ao máximo aquele momento.
Despois da sesta dos rapazes fomos para casa. Entre lides domésticas pediram-me para fazer de novo um piquenique, mas desta vez na sala, para o jantar. Fazemos isso muitas vezes, enquanto vemos um filme em família.
No Caminho do Jantar!
Desdobrámo-nos a fazer pizzas saudáveis com farinha integral, mozzarela light, fiambre de frango e de peru, legumes, cogumelos e “tomate de verdade” e depois de todos juntos na cozinha, de alguma confusão e de muita energia junta, saíram três pizzas. Uma por cada um dos pequenos. Toscas, mas boas! (pelo menos para nós!)
Eram nossas. Foi um momento (agitado, mas) nosso. Um momento em que os pequenos foram e se sentiram envolvidos e em que aprenderam para além do que é “fazer pizzas”.
Depois fizemos uma festa do pijama, que passa por dormirmos todos na sala, no chão, depois de uma “maratona” de filmes (um filme e um bocado de outro) que acaba, no máximo, às 23:00…
O que é que acontece no domingo de manhã? (para além das dores nas costas e no pescoço…) Pedem-me um “pequeno-almoço especial”… O que é um pequeno almoço especial? Não é pão, não são cereais, não é papa.
E lá vou eu… eu gosto, por isso não me aborrece nada. Gosto do desafio de fazer o que “der” com o que tenho e que no final todos gostem. E foram panquecas de aveia com fruta e leite com cevada.
No Caminho do Arrufo!
Bem, minutos antes da minha ida para a cozinha, acordaram bem dispostos e “saltitantes”. Levantei-me para fazer o pequeno almoço, e mal acenderam a televisão começaram a discordar quanto ao programa de tv. A “discussão” desenrolou-se assim:
C: -Eu não gosto disso!
A: -Mas, eu gosto.
C: -Mas, eu não quero!
A: -Mas, eu cheguei primeiro ao comando (da tv), por isso escolho…
C: -Então da próxima vez, vou escolher uma coisa que não gostes…
(passado poucos minutos…)
C: -Vemos dois destes (bonecos animados) e depois podemos escolher uma coisa que todos gostemos, A?
A: -Está bem, mas eu escolho!
C: -Eu escolho e tu “pões”!
A: -Está bem.
C: -É um acordo?
A: -Sim.
(seguido de um um aperto de mão “fofinho” (o “fofinho” é dos meus olhos).)
No (meu) Caminho!
E fiquei orgulhosa deles, e disse-lhes isso. E também fiquei orgulhosa de mim porque confiei neles para resolverem os seus problemas. Isto era muito difícil para mim há uns tempos atrás.
Hoje, se não há maus tratos verbais ou físicos não me meto no assunto e deixo que os resolvam por si. Às vezes ainda me “custa”, sobretudo ao final do dia, mas são momentos como este que nos enchem o coração de coragem e de confiança de que estamos no caminho que escolhemos e que estamos “muito” bem.
Não se trata de fazer “tudo bem”. Não acredito que ninguém faça “tudo bem”, nem sei reconhecer o que é “tudo bem”. Mas, tenho um rumo, sei onde estou, onde quero chegar e sinto que estou no caminho certo, com ferramentas para me sentir segura no caminho que faço diariamente como mãe (e também como profissional, claro! Se bem que aqui e agora, falo mais como mãe, pois sou mãe deles não sua coach)
E por hoje é tudo!… Deixo somente a mensagem que deixei ao casal com quem falei no sábado de manhã:
Amemo-nos. Acima de tudo isso. Os pequenos têm que sentir que os amamos mais além do que façam, do que digam, do que consigam, ou do que tenham. Amemo-nos uns aos outros que o resto vem depois.
Obrigada por estares aí.
Encontra mais vezes a felicidade na tua família! ♥
#beyounique