
Coaching Preventivo
Coaching Preventivo
A definição de PREVENTIVO é “que tem por fim acautelar ou impedir” (in priberam).
Todos nós, enquanto pais, procuramos que os nossos filhos se sintam perfeitos e completos tal como são (identidade), que sejam saudáveis fisicamente, mentalmente e emocionalmente (bem-estar), que cumpram os seus sonhos e objetivos (ação e objetivos) sem perderem a sua identidade, sendo responsáveis pelas suas tarefas e pela sua vida (inteligência emocional), que agarrem os seus talentos (talento) e que possam usar das suas habilidades para resolverem problemas (criatividade) do seu quotidiano.
Será que sabemos o que é importante?
Será que sabemos, podemos ou conseguimos enquanto pais estimular todas estas áreas de desenvolvimento das nossas crianças e jovens? E as escolas sabem-nas trabalhar?
Vamos lá ver, consideras importante que uma criança ou um jovem, ao longo da vida:
- Se conheça a si mesmo?
- Aprenda a fazer-se boas perguntas?
- Aprenda a comunicar com os outros de uma forma mais efetiva?
- Dedique algum tempo a romper certas crenças que limitam as suas escolhas diárias?
- Que ele próprio se desafie a sair da sua zona de conforto e desenvolva maior capacidade de adaptação?
Talvez a resposta seja um “SIM” para todas as questões.
Áreas de Desenvolvimento Fundamentais do Coaching Preventivo
Entre outras questões, estes são pontos-chave para o desenvolvimento de uma criança ou jovem. Possivelmente, enquanto mãe ou pai faz sentido para ti que os teus filhos desenvolvam estas competências. Mas, a questão que se coloca é: Nós, pais, trabalhamos isso com eles? A escola trabalha essas competências com eles? Os amigos conversam sobre isso com eles? Alguém trabalha estas questões com as crianças e jovens?
Se a resposta foi “Não”, então como é que as crianças e jovens podem chegar a adultos com essas competências desenvolvidas?
Neste contexto, na minha abordagem ao coaching preventivo surge para trabalhar estas áreas – através do Método das 7 Cores – com crianças e jovens, pois são áreas que são reconhecidamente importantes para um crescimento completo de crianças e jovens, e que têm uma representação quase nula no currículo escolar atual. O coaching preventivo passa por trabalhar antecipadamente várias situações do quotidiano de jovens e crianças. Se estes as compreenderem a fundo e assumirem de antemão a sua parte da responsabilidade preventiva perante a situação, conseguirão muito mais facilmente atingir um comportamento ajustado às circunstâncias. Quase como se de uma vacina se tratasse, criando melhores condições de “defesa” e ou “cura” perante determinadas situações.
O Equilíbrio Interior
O ser humano, por defeito, procura manter o seu equilíbrio interior, mas as contradições quotidianas entre o que pensa e o que faz geram, por vezes, muita tensão interna. Através do coaching preventivo atua-se nas principais zonas de pensamento e de comportamento, especialmente de crianças e jovens, prevenindo o “desalinhamento” das diferentes áreas que lhes permitem serem Plenos.
Como? Através do trabalho das seguintes áreas com os pequenos:
- Identidade: Fomenta um autoconhecimento tal, de si mesmo, que ultrapassa qualquer etiqueta que a escola, a sociedade, os amigos ou outros lhe possam atribuir. Assim há um reforço do trabalho sobre as parte “rejeitadas” de cada um.
- Talento: Descoberta de talentos e do Elemento (com base no Sir. Ken Robinson).
- Criatividade: Treino do pensamento lateral e divergente que se usa no quotidiano para resolver questões.
- Inteligência Emocional: Treino da autoconsciência emocional, gestão das emoções, nomeadamente em situações de conflito.
- Ação e Objetivos: Uso de ferramentas para traçar objetivos, planos de ação, implementação e medição dos resultados. Aprender a comunicar eficazmente.
- Bem-estar: Técnicas de visualização e de atenção plena.
- Propósito: Para quê faz sentido fazermos o que fazemos – na escola, em casa ou em qualquer outro lugar. O meu contributo para o bem-estar comum.
Encontra mais vezes a felicidade na tua família! ♥
#beyounique
-♥-