Paula Pinto Almeida / Filhos  / A Gratidão e a Felicidade!
felicidade

A Gratidão e a Felicidade!

Onde fica a Gratidão e a Felicidade quando passamos a vida a correr?

É levantar, tomar banho, vestir os miúdos, preparar o necessário para levar para a escola e para o trabalho, é o pequeno-almoço, levar os miúdos à escola, esperar nos semáforos, contornar o trânsito… posso parar por aqui porque esta amostra já me permite perguntar o que quero.

 

Nesta vida apreciamos as coisas? Apreciamos as flores, a chuva a cair, o pôr do sol, a brisa, o sabor do café?

 

Conseguimos apreciar as pequenas coisas? Muitas vezes não… Se não as apreciamos como lhes poderemos estar gratos? Se perdemos a beleza do que nos rodeia, perdemos a beleza dos nossos filhos, a delícia de um abraço, de um beijo, do seu olhar… e não é aí que está a essência da vida e do ser humano?

 

Gratidão

Para um pouco e pensa na quantidade de coisas que tens, na quantidade de coisas pelas quais podes sentir-te agradecida. Em estar viva, ter filhos, ter família, um teto, conforto, comida… é por isso, que ser feliz é um estado também.

 

A “fórmula” da felicidade está associada a três áreas principais: 50% genes; 10 % circunstâncias da vida e 40% atitude e hábitos na nossa vida. Esta fórmula está escrita num diário da gratidão que comprei para a minha filha –   o HappySelf Journal. Esté “é um diário para crianças com idades entre 6 e 12 anos, baseado em métodos cientificamente comprovados que promovem a felicidade, desenvolvem hábitos saudáveis para a vida e estimulam mentes curiosas.“

Todos os dias escrevemos o diário da gratidão juntas e depois partilhamos. Porque é necessário termos consciência das “coisas boas da vida”. E, o mais importante é que elas existem, são reais. Saibamos vê-las!

Ensinar as crianças a reconhecerem o bom que a vida tem desde novos pode, de facto, fazer a diferença, e, neste âmbito, dar o exemplo é o melhor caminho.

 

De resto, esta ponderação das três áreas: 50% genes; 10 % circunstâncias da vida e 40% atitude e hábitos na nossa vida; advém de algumas investigações sobre aquilo que nos faz sentir felizes e porque razão isso é tão importante.

 

O poder da gratidão é imenso; posto que é um estado impermeável ao medo e às preocupações, à fúria, à inveja, à vergonha, etc. Quando entramos em estado de gratidão não há espaço para “mais nada”; não conseguimos viver as emoções mais desagradáveis, de as sentir ao mesmo tempo que estamos em gratidão.

 

Sugiro que experimentes, com os teus filhos, escrever 3 coisas pelas quais estás grata por dia. Tu e os teus filhos e depois conta-me como correu! 😉

Sem comentários

Deixa o teu comentário e /ou ideias para o próximo artigo